Prova de Fogo

Imagem para slide











Lição: Uma prova de fogo
Leitura Bíblica: Daniel 3. 1-30
Objetivo: Que a criança salva defenda firmemente a sua fé em Deus, mesmo quando for perseguida.
Ensino Principal: Deus pode dar-lhe coragem para ficar firme em sua fé, não importa o que os outros façam ou digam.
Verdades Bíblicas: Deus é soberano; Eu devo manter meu corpo puro e não contaminar o templo do Espírito Santo; Deus livra seus filhos do perigo.
       I.            Introdução
Alguém já lhe pediu para fazer algo que seja contrario ao que a Bíblia ensina claramente? Você já foi pressionado para mudar as suas convicções? Três jovens da Bíblia foram desafiados por um rei para irem contra as palavras de Deus – ou morrer. O que iriam fazer?
Ligação: Tudo começou quando levantar uma estatua tão alta quanto um edifício.

    II.            Andamento Histórico
A.     O rei Nabucodonosor fez uma enorme imagem de ouro (vv.1)
B.     Ele ordenou a todos que comparecessem à consagração da imagem, caso contrario seriam lançados numa fornalha ardente (vv. 2-6)
C.      Todos se curvaram, isto é, quase todos (v. 7)
Ligação: Menino e menina vocês sabiam que só devemos adorar a um único Deus?
Entre os lideres que o rei convocou, estavam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, três jovens cativos da Babilônia.
 Eles conheciam o Deus único e verdadeiro que fez o céu e a terra. Aquele que fez você e eu. Você conhece o Deus único e verdadeiro? E seu Filho?
Ele quer que você O conheça em João 17:03 diz: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Deus ama tanto você que enviou seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, para morrer na cruz em seu favor. Jesus nasceu, cresceu, morreu e ressuscitou para perdoar os seus pecados e te salvar.
Pecado é tudo aquilo que pensamos, fazemos e falamos. O pecado nos separa de Deus.
Se você receber Jesus como seu Salvador do pecado, Deus o tornará Seu filho e lhe dará a Vida Eterna.
Ligação: Aqueles três homens eram filhos de Deus. Eles conheciam e adoravam sé a Ele e jamais se curvariam diante daquela estátua.
D.     Irado com a recusa dos três jovens em se curvarem, o rei ofereceu a eles mais uma chance para adorar o ídolo ou seriam queimados vivos na fornalha ardente (vv. 8-15).
Aplicação pessoal 1
Ligação:  Os jovens não tiveram medo, eles estavam confiante em Deus.

Aplicação: “E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”, gabou-se o rei, desafiando a crença deles no poder de Deus. Como seria necessario coragem para ficar ao lado de Deus naquela situação desesperada! Defender a fé em Deus é, geralmente, dificil e pode provocar perseguição ou sofrimento. Mas, se você conhece o Senhor Jesus como seu Salvador,  Deus pode dar-lhe coragem para ficar firme em sua fé, não importa o que os outros façam ou digam. A sua fé em Deus já foi desafiada? Outros talvez tenham tentado pressionar voce a crer que Deus não fez tudo em seis dias, mas que tudo evoluiu do nada. É possivel que lhe peçam na escola para manter a mente aberta até que veja ou ouça alguém guiando a sua mente, e é encorajado a usar palavras especiais para falar com esse guia. Alguém pode mandá-lo ficar repetindo para si mesmo que você é o seu proprio deus e que tem poder para fazer tudo. Estas coisas que não são verdadeiras. Como salvo, você deve deixar que Deus lhe dê coragem para ficar firme em sua fé. Isto significa confirmar o que a Palavra de Deus ensina e recusa envolver-se quando outros estiverem fazendo coisas erradas, alguns podem rir de você, discutir, ou até recusar-se a ser seu amigo. Você pode até ser disciplinado por um professor por causa da sua convicção. Deus diz em 2 Timóteo 3:12: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”, mas Ele também promete ficar conosco, dando-nos coragem. No tempo oportuno, Ele irá recompensar a nossa fé.
Ligação: Aqueles três jovens na Babilônia não sabiam se Deus iria salvá-los da morte, mas estavam dependendo de Deus para dar-lhes a coragem necessária para ficar firmes em sua fé.
E.      Quando os três se recusaram calmamente a prostrar-se, o rei ficou furioso ordenou que fossem amarrados e atirados na fornalha. Em vista de ter ordenado que aumentassem sete vezes o valor, seus soldados foram mortos ao obedecerem às suas ordens (vv. 16-23).
F.      O rei Nabucodonosor olhou para dentro da fornalha e ficou espantado ao ver quatro homens e não três, passeando dentro do fogo (vv. 24,25).
Aplicação 2
Ligação: Crianças o rei vu que os homens não estavam queimado e o quarto homem parecia um ser sobrenatural.
Este pode ter sido o Senhor Jesus ou um anjo de Deus enviado para proteger os jovens. Deus os havia protegido do mal. Se você aceitou o Senhor Jesus como seu salvador, Deus pode dar-lhe coragem par ficar firme em sua fé, não importa o que os outros façam ou digam. Você talvez tenha de enfrentar perseguições mas Deu estará com você para ajudá-lo a ficar firme. Quando outros comentarem sobre a Evolução, você deve declarar de que Deus é o Criador. Se lhe pedirem para deixar que guias interiores falem com você que façam surgir seu próprio poder, recuse ser envolvido. Quando essas situações sugirem, peça a Deus par ajudá-lo a saber o que fazer. Talvez seus pais possam pedir ao professor que você trabalhe num outro projeto quando a classe estiver fazendo essas coisas. Se não puder evitar essas atividades, passe o tempo orando, pedindo a Deus para proteger sua mente e coração das crenças erradas e para ajudá0lo a pensar em versículos da Sua Palavra. Deus está com você e lhe dará a força e a coragem par ficar firme em Efésios 6:10 diz:  Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo”. 
Ligação: O Senhor estava com aqueles três jovens mesmo entre as chamas da fornalha, e eles foram protegidos – para grande surpresa do rei.
G.     Quando o rei chamou os três jovens saírem da fornalha e viu que seus corpos não tinham sido tocados pelo fogo, ele reconheceu o Deus deles como o Deus Altíssimo (vv. 26,27).
 III.            Climax
H.    Por causa da firmeza e coragem dos três homens, orei decretou que todos deviam honrar o Deus verdadeiro. (vv. 28,29).
  IV.            Final
1.   Conclusão:
I.       Quem desonrassem o Deus verdadeiro seria castigado com a morte (v. 29)
J.        O rei deu aos três jovens novas posições de honra (v. 30).
2.   Desafio (Salvos)
Ligação: Deus honrou a coragem mostrada pelos três jovens ao defender a sua fé. Ele honrará também a sua coragem. Você vai ficar com Ele esta Semana? Pode não ser fácil, mas Deus está com você para ajudá-lo a falar ou a envolver-se em atividade erradas. Você pode fazer isso na força do Seu poder. Quando você tomar posição ao lado de Deus nem todos irão persegui-lo. Alguns se sentirão incentivados a apoiar você. Outros ficarão impressionados com a sua coragem e desejarão conhecer mais sobre o seu Deus. É possível que até os seus perseguidores mudem de idéia sobre Deus quando observarem a sua fé. Neste momento, você pode se lembrar do versículo memorizado vamos recitar? Eu sou a luz do mundo, quem me SEGUE não andará em trevas, mas possuirá a luz da vida"                                 João 8:12
3.    Apelo (não Salvos)
Você não pode defender a sua fé em Deus se não conhecê-lO como seu Salvador. Você é pecador e Jesus pagou pelo seu pecado em João 1:12  diz: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. Feche seus olhos  e abaixe a sua cabeça. E você que quer receber a Jesus como seu salvador olha para mim. Você que olhou para mim encontre-se comigo depois da aula.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral para o Dia das Mães

Dinâmicas para Memorizar versículos

Jesus Transforma a Água em Vinho