PLANEJAMENTO PARA O LÍDER
Quando viajamos, a primeira decisão que precisamos tomar é determinar o lugar para onde queremos ir. A resposta trará outras questões como: qual o melhor meio de chegar lá? Será de carro, trem, ônibus ou avião? Quanto vai custar esta viagem? O que devemos incluir nas malas? Todas estas perguntas fazem parte do PLANEJAMENTO para a viagem.
Agora vamos verificar que algo parecido ocorre com o nosso trabalho para Deus através da igreja e da denominação. É muito importante planejar bem tudo o que fazemos. Ha um antigo provérbio que diz assim:
"Não há vento favorável para quem não sabe para onde vai". Quem não planeja suas ações fica "ao sabor das ondas", de um lado para o outro, por não saber aonde quer chegar.
Jesus disse em Lucas 14.28 que qualquer pessoa, querendo construir, vai primeiro sentar-se e planejar, isto e, fará as contas para saber se tem condições de levar a obra até o fim. Os autores do livro Administração do Tempo escreveram um capítulo com o seguinte título: "Quando você deixa de planejar, esta planejando o fracasso". Alguém disse que planejar significa responder as seguintes perguntas:
· O que fazer?
· Para que fazer?
· Com o que fazer?
· Como fazer?
· Quem vai fazer?
· Onde fazer?
· Quando fazer?
1.1 Vantagens do Planejamento
Queremos alistar alguns benefícios que o planejamento traz para o nos só trabalho:
Planejar nos dá um senso de orientação, nossas atividades são coordenadas, dirigidas para o fim desejado.
A improvisação pode ser necessária em algumas situações, mas se temos planejamento, improvisar será exceção e nunca a regra.
O líder que planeja é mais feliz e menos ansioso, tem segurança naquilo que esta fazendo.
O planejamento ajuda muito no treinamento de líderes auxiliares e facilita as transições na direção do trabalho.
Quando planejamos nossas ações, será mais fácil manter o controle das atividades, fazendo os ajustes necessários.
f) Quem planeja possui objetivos e metas bem definidas, sabe onde quer chegar.
g) Otimizar (aproveitar da melhor maneira) os recursos humanos e materiais que temos é outra vantagem do planejamento.
Qualidades do Planejamento
Para fazer o nosso planejamento é preciso observar as características que o tornarão eficiente. A seguir teremos uma lista algumas destas qualidades que passamos a citar.
a) Objetividade: não devemos realizar atividades simplesmente por fazer, é necessário que haja objetivos bem definidos em tudo aquilo que fazemos.
b) Oportunidade: é importante questionar se aquele é o momento certo para' determinada ação. Boas idéias são desperdiçadas quando utilizadas no tempo impróprio.
c) Viabilidade: o planejamento pode ser lindo, mas se e utópico, fora da realidade, causara apenas frustração. Precisamos planejar algo que possa ser cumprido pelo grupo sob nossa liderança.
d) Flexibilidade: todo plano deve possuir uma margem para ajustes e adaptações. Se for uma lei de "medos e persas", imutável, não Dara certo.
Agora vamos verificar que algo parecido ocorre com o nosso trabalho para Deus através da igreja e da denominação. É muito importante planejar bem tudo o que fazemos. Ha um antigo provérbio que diz assim:
"Não há vento favorável para quem não sabe para onde vai". Quem não planeja suas ações fica "ao sabor das ondas", de um lado para o outro, por não saber aonde quer chegar.
Jesus disse em Lucas 14.28 que qualquer pessoa, querendo construir, vai primeiro sentar-se e planejar, isto e, fará as contas para saber se tem condições de levar a obra até o fim. Os autores do livro Administração do Tempo escreveram um capítulo com o seguinte título: "Quando você deixa de planejar, esta planejando o fracasso". Alguém disse que planejar significa responder as seguintes perguntas:
· O que fazer?
· Para que fazer?
· Com o que fazer?
· Como fazer?
· Quem vai fazer?
· Onde fazer?
· Quando fazer?
1.1 Vantagens do Planejamento
Queremos alistar alguns benefícios que o planejamento traz para o nos só trabalho:
Planejar nos dá um senso de orientação, nossas atividades são coordenadas, dirigidas para o fim desejado.
A improvisação pode ser necessária em algumas situações, mas se temos planejamento, improvisar será exceção e nunca a regra.
O líder que planeja é mais feliz e menos ansioso, tem segurança naquilo que esta fazendo.
O planejamento ajuda muito no treinamento de líderes auxiliares e facilita as transições na direção do trabalho.
Quando planejamos nossas ações, será mais fácil manter o controle das atividades, fazendo os ajustes necessários.
f) Quem planeja possui objetivos e metas bem definidas, sabe onde quer chegar.
g) Otimizar (aproveitar da melhor maneira) os recursos humanos e materiais que temos é outra vantagem do planejamento.
Qualidades do Planejamento
Para fazer o nosso planejamento é preciso observar as características que o tornarão eficiente. A seguir teremos uma lista algumas destas qualidades que passamos a citar.
a) Objetividade: não devemos realizar atividades simplesmente por fazer, é necessário que haja objetivos bem definidos em tudo aquilo que fazemos.
b) Oportunidade: é importante questionar se aquele é o momento certo para' determinada ação. Boas idéias são desperdiçadas quando utilizadas no tempo impróprio.
c) Viabilidade: o planejamento pode ser lindo, mas se e utópico, fora da realidade, causara apenas frustração. Precisamos planejar algo que possa ser cumprido pelo grupo sob nossa liderança.
d) Flexibilidade: todo plano deve possuir uma margem para ajustes e adaptações. Se for uma lei de "medos e persas", imutável, não Dara certo.
2. ETAPAS DO PLANEJAMENTO
Ao elaborarmos nosso planejamento vamos observar algumas etapas que naturalmente se sucedem e se complementam.
1. Estabelecer Objetivos: os objetivos referem-se ao que desejamos a1cançar em termos de futuro. No caso da viagem que usei como ilustração, o objetivo é o lugar onde queremos chegar. Para sermos bastante realistas ao estabelecer os objetivos, não devemos seguir apenas “o que esta em nossa cabeça", precisamos utilizar algum referencial. Para tanto, quero sugerir três perguntas a serem feitas antes de escrever os objetivos para o grupo que dirige:
1.1) Qual a natureza do grupo? Ele existe basicamente com que finalidade? Quem lidera uma organização missionária ou uma classe de estudo bíblico, por exemplo, precisa levar em conta ao fazer os objetivos, que a natureza básica do seu grupo e missões, no caso da organização missionária, ou estudo bíblico, no caso da classe.
1.2) Quais são as características do grupo? Quem e como são as pessoas que fazem parte dele? O objetivo que pode ser atingido por um grupo nem sempre o será por outro. Precisamos conhecer as pessoas para propor objetivos dentro de sua realidade.
1.3) Quais são as necessidades mais urgentes? De que meus liderados mais carecem no momento? As necessidades correspondem a distancia entre o que existe e aquilo que esperamos a1cançar. Os objetivos devem ser construídos em cima dessas necessidades. Por exemplo: se a maioria dos componentes da EBD não esta contribuindo para o crescimento da mesma, então ai identificamos uma necessidade do grupo, algo que precisa ser modificado. Neste caso, um bom objetivo seria estabelecer que num período de três meses 80% dos alunos demonstrarão amor pela EBD através do café da manha. O objetivo precisa estar relacionado ao propósito educacional da organização que promovera a atividade.
Questionário
Aluno:_______________________________________________________
Classe que leciona:______________________________________________
1. Assinale com um X a resposta certa. Qual a natureza principal da organização que lidera?
o Estudo bíblico.
o Educação missionária.
o Evangelismo e discipulado.
o Capacitação de Iíderes.
o Fortalecimento do relacionamento familiar.
o Educação musical.
2. Como são as pessoas que fazem parte dessa organização? Ou seja, quais são as características do grupo?
3. Pense em uma necessidade da organização que lidera e escreva na linha abaixo.
4. Agora, pense no que pode fazer para atender essa necessidade e preencha as questões abaixo.
O que fazer?
Para que fazer?
5. Junte essas respostas e você terá o seu objetivo. Escreva-o nas linhas abaixo
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