Gincana evangelística
Gincana
Rapidez e destreza são fatores essenciais no cumprimento de tarefas
Na qual se leva em conta não apenas a rapidez com que os concorrentes executam as tarefas predeterminadas, mas também a habilidade com que o fazem.
Pode ser utilizada por grupos de adolescentes e jovens: no encerramento do trimestre da ED, em encontros juvenis, como atividade extraclasse.
O modelo abaixo e uma dentre as muitas sugestões que você pode aplicar em seu departamento.
1) Dirigentes
Ø Coordenador – fará a leitura das instruções e coordenara a atividade, anunciando cada tarefa a ser desempenhada.
Ø Mesa julgadora - determinara se os pontos foram ou não válidos.
Ø Auxiliar – fará a computação dos pontos, anotando-os num quadro, de modo que todos vejam.
Ø Equipes - escolhe-se um líder. As equipes serão conhecidas por letras, números, cores ou nomes.
2) Regulamento
Ø Escolher um capitão para cada equipe.
Ø Escolher cinco juízes.
Ø Cada equipe deve escolher seu grito de guerra
Ø As equipes devem estar uniformizadas com camisetas, bonés, botons etc.
Ø Os capitães devem escolher os nomes de suas respectivas equipes.
3) Instruções
Ø Cada equipe escolhera seu líder.
Ø As equipes trabalharão em conjunto na realização de cada tarefa.
Ø Só o líder poderá entregar as tarefas.
Ø Só serão válidas as tarefas entregues pelo líder.
Ø A equipe perdera ponto se algum membro, que não seja o líder, se deslocar de seu lugar.
Ø A mesa julgadora devera analisar o material solicitado e julgar se os pontos serão ou não válidos.
Ø Havendo empate na soma total dos pontos, o coordenador solicitara mais tarefas para o desempate.
4) Inscrição
Ø Os interessados deverão formar equipes de dez pessoas. Não serão aceitas equipes com numero maior ou menor de participantes.
Ø As equipes serão identificadas por cores.
Ø No ato da inscrição, o líder da equipe recebera os materiais utilizados (regimento da gincana e do debate, modelo do trabalho escolhido pela equipe e recibo da inscrição) e efetuara o pagamento de xis reais, valor dividido entre os membros da equipe.
Ø O líder respondera pela equipe.
5) Procedimento
Convites
Serão distribuídos entre as equipes convites para a exposição.
Cada convite vendido somara ponto para a equipe.
Material
Haverá um horário para o recebi mento do material.
A mesa julgadora se fará presente no ate da entrega do material.
Não será aceito material antes ou depois da hora preestabelecida.
Início
Será efetuado um sorteio para escolher as equipes que iniciarão o debate.
A equipe indicada fará a pergunta seguinte, sendo sorteada apenas a equipe que respondera.
Cada resposta correta terá o valor de dez pontos.
A equipe interrogada terá no máximo um minuto para responder a pergunta.
Qualquer membro da equipe poderá responder.
Os pontos relativos à pergunta não respondida ou respondida erradamente passarão para a equipe oposta.
Depois que a mesa se pronunciar não haver a mais comentários, partindo-se para a próxima tarefa.
Julgamento
Haverá uma mesa julgadora formada por sete pessoas e liderada por um presidente.
6) A competição
A) Procedimentos incorretos durante o evento:
Ø Não e permitido expressar-se com vaias;
Ø Não e permitido fazer caretas para outras equipes;
Ø Não é permitido sair do lugar para afrontar;
Ø Equipe desorganizada perde pontos;
Ø Só poderão participar das tarefas as pessoas escolhidas;
Ø Fica proibido o uso de palavrões
Ø Se houver tarefas de perguntas e respostas, a Bíblia ou livros não poderão consultados.
B) Procedimentos permitidos durante o evento.
Ø Aplausos;
Ø Exclamar o grito de guerra sempre que quiser;
Ø Mostrar cartazes e faixas.
7) Condução da gincana
Oração;
Leitura da Palavra de Deus (concernente ao tema da gincana);
Os capitães terão dois minutos para escolher um cântico bem animado;
Juramento das equipes e dos juízes;
Chamar os capitães para responder uma pergunta. O capitão que responder primeiro será o que iniciará as tarefas.
Cada tarefa realizada será pontuada, pelos juízes em uma ficha de avaliação.
Ao termino da gincana a equipe, vencedora será premiada.
Encerram-se as atividades da gincana com oração.
8) Tarefas
A) Sabemos que a o pão é bastante comparado com esse alimento. A equipe apresentara como tarefa obrigatória o maior e mais original pão (variação: modelos de Bíblia, pomba, árvore, espiga de trigo...) (0 a l0 pontos)
B) Organização de um questionário sobre o assunto do trimestre de acordo com as revistas (três pontos cada figura)
C) Apresentar a revista mais antiga da ED (0 a 5 pontos)
D) Trazer um número mínimo de dez alunos que aceitaram Jesus na ED (5 pontos cada)
E) Levar um superintendente e um secretario com maior número de anos servindo na ED (5 pontos cada)
F) Um missionário que teve sua chamada na ED - relatar o fato (5 pontos cada)
G) Apresentar o aluno mais antigo na ED (5 pontos cada)
H) Encontrar uma família com maior número de alunos matriculados na ED (que sejam assíduos) (3 pontos cada).
9) Material para o departamento infantil e para a oficina
Lápis de cor, lápis de cera, pinceis atômicos, canetas hidrocor, colas coloridas (0 a 10 pontos)
Folhas de papel oficio silhueta, craft, crepom, seda, cartolina, papel 40k e papel cartão (0 a 10)
Lápis, caneta, borracha, apontador, colchetes (bailarinas), clipes de vários tamanhos e grampos, massa de modelar (0 a 5)
Envelopes de tamanhos variados incluindo carta e papel pardo (0 a 5) Tintas: guache, tinta plástica, nanquim de varias cores, redutor, verniz (0 a 10)
Pinceis de todos os tamanhos Oferta (0 a 10)
Obs. Só recebera o numero máximo de pontos, o grupo que levar o maior número de elementos, e a maior oferta.
10) Compor um hino para a ED e o grito de guerra mais original (0 a 5 pontos)
11) Tarefa extra: caso haja empate, haver a um quadro fixado com perguntas sobre a vida de Paulo para desempatar (0 a 10 pontos)
Atenção: A equipe terá uma cartela para contagem dos pontos. Se uma equipe responder a pergunta errada, perde ponto que será contado para a outra equipe.
Rapidez e destreza são fatores essenciais no cumprimento de tarefas
Na qual se leva em conta não apenas a rapidez com que os concorrentes executam as tarefas predeterminadas, mas também a habilidade com que o fazem.
Pode ser utilizada por grupos de adolescentes e jovens: no encerramento do trimestre da ED, em encontros juvenis, como atividade extraclasse.
O modelo abaixo e uma dentre as muitas sugestões que você pode aplicar em seu departamento.
1) Dirigentes
Ø Coordenador – fará a leitura das instruções e coordenara a atividade, anunciando cada tarefa a ser desempenhada.
Ø Mesa julgadora - determinara se os pontos foram ou não válidos.
Ø Auxiliar – fará a computação dos pontos, anotando-os num quadro, de modo que todos vejam.
Ø Equipes - escolhe-se um líder. As equipes serão conhecidas por letras, números, cores ou nomes.
2) Regulamento
Ø Escolher um capitão para cada equipe.
Ø Escolher cinco juízes.
Ø Cada equipe deve escolher seu grito de guerra
Ø As equipes devem estar uniformizadas com camisetas, bonés, botons etc.
Ø Os capitães devem escolher os nomes de suas respectivas equipes.
3) Instruções
Ø Cada equipe escolhera seu líder.
Ø As equipes trabalharão em conjunto na realização de cada tarefa.
Ø Só o líder poderá entregar as tarefas.
Ø Só serão válidas as tarefas entregues pelo líder.
Ø A equipe perdera ponto se algum membro, que não seja o líder, se deslocar de seu lugar.
Ø A mesa julgadora devera analisar o material solicitado e julgar se os pontos serão ou não válidos.
Ø Havendo empate na soma total dos pontos, o coordenador solicitara mais tarefas para o desempate.
4) Inscrição
Ø Os interessados deverão formar equipes de dez pessoas. Não serão aceitas equipes com numero maior ou menor de participantes.
Ø As equipes serão identificadas por cores.
Ø No ato da inscrição, o líder da equipe recebera os materiais utilizados (regimento da gincana e do debate, modelo do trabalho escolhido pela equipe e recibo da inscrição) e efetuara o pagamento de xis reais, valor dividido entre os membros da equipe.
Ø O líder respondera pela equipe.
5) Procedimento
Convites
Serão distribuídos entre as equipes convites para a exposição.
Cada convite vendido somara ponto para a equipe.
Material
Haverá um horário para o recebi mento do material.
A mesa julgadora se fará presente no ate da entrega do material.
Não será aceito material antes ou depois da hora preestabelecida.
Início
Será efetuado um sorteio para escolher as equipes que iniciarão o debate.
A equipe indicada fará a pergunta seguinte, sendo sorteada apenas a equipe que respondera.
Cada resposta correta terá o valor de dez pontos.
A equipe interrogada terá no máximo um minuto para responder a pergunta.
Qualquer membro da equipe poderá responder.
Os pontos relativos à pergunta não respondida ou respondida erradamente passarão para a equipe oposta.
Depois que a mesa se pronunciar não haver a mais comentários, partindo-se para a próxima tarefa.
Julgamento
Haverá uma mesa julgadora formada por sete pessoas e liderada por um presidente.
6) A competição
A) Procedimentos incorretos durante o evento:
Ø Não e permitido expressar-se com vaias;
Ø Não e permitido fazer caretas para outras equipes;
Ø Não é permitido sair do lugar para afrontar;
Ø Equipe desorganizada perde pontos;
Ø Só poderão participar das tarefas as pessoas escolhidas;
Ø Fica proibido o uso de palavrões
Ø Se houver tarefas de perguntas e respostas, a Bíblia ou livros não poderão consultados.
B) Procedimentos permitidos durante o evento.
Ø Aplausos;
Ø Exclamar o grito de guerra sempre que quiser;
Ø Mostrar cartazes e faixas.
7) Condução da gincana
Oração;
Leitura da Palavra de Deus (concernente ao tema da gincana);
Os capitães terão dois minutos para escolher um cântico bem animado;
Juramento das equipes e dos juízes;
Chamar os capitães para responder uma pergunta. O capitão que responder primeiro será o que iniciará as tarefas.
Cada tarefa realizada será pontuada, pelos juízes em uma ficha de avaliação.
Ao termino da gincana a equipe, vencedora será premiada.
Encerram-se as atividades da gincana com oração.
8) Tarefas
A) Sabemos que a o pão é bastante comparado com esse alimento. A equipe apresentara como tarefa obrigatória o maior e mais original pão (variação: modelos de Bíblia, pomba, árvore, espiga de trigo...) (0 a l0 pontos)
B) Organização de um questionário sobre o assunto do trimestre de acordo com as revistas (três pontos cada figura)
C) Apresentar a revista mais antiga da ED (0 a 5 pontos)
D) Trazer um número mínimo de dez alunos que aceitaram Jesus na ED (5 pontos cada)
E) Levar um superintendente e um secretario com maior número de anos servindo na ED (5 pontos cada)
F) Um missionário que teve sua chamada na ED - relatar o fato (5 pontos cada)
G) Apresentar o aluno mais antigo na ED (5 pontos cada)
H) Encontrar uma família com maior número de alunos matriculados na ED (que sejam assíduos) (3 pontos cada).
9) Material para o departamento infantil e para a oficina
Lápis de cor, lápis de cera, pinceis atômicos, canetas hidrocor, colas coloridas (0 a 10 pontos)
Folhas de papel oficio silhueta, craft, crepom, seda, cartolina, papel 40k e papel cartão (0 a 10)
Lápis, caneta, borracha, apontador, colchetes (bailarinas), clipes de vários tamanhos e grampos, massa de modelar (0 a 5)
Envelopes de tamanhos variados incluindo carta e papel pardo (0 a 5) Tintas: guache, tinta plástica, nanquim de varias cores, redutor, verniz (0 a 10)
Pinceis de todos os tamanhos Oferta (0 a 10)
Obs. Só recebera o numero máximo de pontos, o grupo que levar o maior número de elementos, e a maior oferta.
10) Compor um hino para a ED e o grito de guerra mais original (0 a 5 pontos)
11) Tarefa extra: caso haja empate, haver a um quadro fixado com perguntas sobre a vida de Paulo para desempatar (0 a 10 pontos)
Atenção: A equipe terá uma cartela para contagem dos pontos. Se uma equipe responder a pergunta errada, perde ponto que será contado para a outra equipe.
Comentários