CONGRESSO PARA A FAMÍLIA


SUGESTÃO DE CONGRESSO PARA A FAMÍLIA
E-mailImprimir
O mês de maio é dedicado às famílias. São realizadas programações especiais que edificam. Há, no entanto, uma parte que fica fragilizada nessas ocasiões, pois não se encaixam nas propostas dessas programações. Que parte é essa? É aquela atingida pelas mudanças estruturais de nossa sociedade, os que não compõem uma estrutura familiar planejada por Deus.
Infelizmente, temos que admitir que o número de casais divorciados, mães solteiras, pais solteiros, filhos com problemas decorrentes da falta do pai ou da mãe têm aumentado em nossas igrejas. São pessoas que passam por sérios momentos de depressão e que muitas vezes não sabem como lidar com essas situações ou tiveram que "dar o seu jeito".
Pensando nessas questões, estamos sugerindo uma programação que procure atender, de uma certa forma, essas pessoas e ajudá-las a reestruturarem suas bases familiares. É apenas uma sugestão que pode ser adaptada à realidade de cada igreja.
É importante salientar que não estamos propondo uma CONFORMAÇÃO com esses tipos de problemas, mas uma BUSCA POR SOLUÇÕES.
EVENTO: Congresso de Reestruturação Familiar
TEMA SUGERIDO: Reestruturando a família de hoje
PÚBLICO-ALVO: homens e mulheres divorciados, pais e mães solteiros e filhos de pais separados da Igreja.
OBJETIVO: reestruturar os valores morais e espirituais das famílias de nossas igrejas atingidas pelas mudanças dos padrões da sociedade atual.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: sugerimos o mês de maio. O Congresso pode ser realizado em dois dias: sexta-feira (noite) e sábado (dia todo).
INSCRIÇÕES: como será um evento realizado em dois dias, pode-se cobrar um preço acessível para cobrir despesas com almoço, apostilas, transporte dos ministrantes e outros gastos.
ATIVIDADE SUGERIDA:
·         Abertura: pode ser realizado um culto com o seguinte subtema: "Qual o propósito de Deus para a família?" O preletor pode ser um pastor (da igreja ou convidado).
·         Seminários: no sábado podem ser realizados Seminários de Interesse na parte da manhã com algumas das seguintes temáticas (ou outras), de acordo com as necessidades de sua igreja: Vencendo as barreiras do divórcio – ministrante: pastor ou psicólogo; O papel da mãe – ministrante: psicólogo; As dificuldades de criar os filhos SOZINHA – ministrante: psicóloga; As dificuldades de criar os filhos SOZINHO – ministrante: psicólogo; Convivendo com pais separados – ministrante: psicólogo (a) ou psicopedagoga; Gravidez na adolescência – ministrante: psicóloga; Conversando sobre drogas – Pais – ministrante: psicólogo; Conversando sobre drogas – Filhos – ministrante: psicólogo ou psicopedagogo.
·         Almoço: é importante que nesta hora estimule-se uma confraternização entre os participantes.
·         Aconselhamento: na parte da tarde, pode-se abrir espaço para o aconselhamento com os pastores e psicólogos presentes no congresso.
·         Entretenimento e lazer: enquanto as pessoas aguardam a sua vez para o aconselhamento ou para aquele que preferem não fazer o aconselhamento, podem-se oferecer exibições de filmes, grupos de discussão e/ou sala de oração.
·         Encerramento: pode-se realizar um culto com o seguinte subtema: "Eu posso reestruturar minha família".
Gostaríamos de relembrar que as sugestões podem ser adaptadas e melhoradas. É importante envolver toda a igreja na realização deste congresso para que os nossos irmãos se sintam valorizados e lembrados. E o mais importante, dedicar muitos momentos de oração para a realização deste evento, para que vidas sejam edificadas e famílias sejam reestruturadas para honra e glória do nosso Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral de Missões Infantil

PROGRAMAÇÃO PARA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

História de Zaqueu