Tiatira, a Igreja Tolerante
Subsidio para a 5º Lição Tiatira, a Igreja Tolerante - CPAD
"E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia."
" Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor."
"Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras."
"...e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras."
Leitura em Classe
Segunda - At 16.14 -
Lídia servia a Deus em Tiatira
"E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia."
Terça - At 19.10 -
Toda Ásia ouvia a Palavra de Deus
Quarta - Ap 2.18 -
"Olhos" e "pés" do Filho de Deus
"Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente:"
Quinta - Ap 2.19 -
Tiatira, uma igreja que ama
Sexta - Ap 2.23 -
O Senhor sonda mentes e corações
Sábado - 2 Co 11.3 -
A simplicidade em Cristo
"Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo."
OBJETIVOS :
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar as principais características igreja de Tiatira.
Saber que se tratava de uma igreja rica em obras.
Conscientizar-se de que o verdadeiro amor não é cego para o pecado.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Caro professor, a lição desse domingo avalia a relação tênue que há entre "amor" e "disciplina". Para concluir a lição bíblica sobre a igreja de Tiatira, leia Provérbios 3.11,12 e Apocalipse 3.19. Após a leitura, diga aos alunos que Deus é amor, bondade e misericórdia, no entanto, tais atributos não anulam sua natureza disciplinadora: O Pai "repreende" e "corrige" a quem Ele ama e quer bem.
I. A IGREJA EM TIATIRA
1.
A maior das cartas é dirigida a menos importante das sete cidades. Tiatira não
era nenhum centro político ou religioso. Sua importância era comercial. Ficava
no caminho por onde viajava o correio imperial. Por este caminho se
transportava todo o intercâmbio comercial entre Europa e Ásia.
2.
Tiatira era sede de vários grêmios de comércio importantes (lã, couro, linho,
bronze, tintureiros, alfaiates, vendedores de púrpura). Uma dessas corporações
vendiam vestimentas de púrpura e é provável que Lídia era uma representante
dessa corporação em Filipos (At 16:14). Estes grêmios tinham fins tanto de
mútua proteção e benefício como de tipo social e recreativo.
3.
Seria quase impossível ser comerciante em Tiatira sem fazer parte desses
grêmios. Não participar era uma espécie de suicídio comercial. Era perder as
esperanças de prosperidade.
4.
Cada grêmio tinha sua divindade titular. Nessas reuniões havia banquetes com
comida sacrificada aos ídolos e acabavam depois em festas cheias de
licenciosidade.
5.
O que os cristãos deviam fazer nessas circunstâncias: transigir ou progredir?
Manter a consciência pura ou entrar no esquema para não perder dinheiro? Ser
santo ou ser esperto? Qual é a posição do cristão: se sai do grêmio perde sua
posição, reputação e lucro financeiro. Se permanece nessas festas nega a Jesus.
Nessa situação Jezabel fingiu saber a solução. Disse ela: para vencer a Satanás
é preciso conhecer as coisas profundas de Satanás. Não se pode vencer o pecado
sem conhecer profundamente o pecado pela experiência.
6. É dentro dessa "cultura que
está a igreja de Tiatira. Era uma igreja forte, crescente. Aos olhos de
qualquer observador parecia ser uma igreja vibrante, amorosa, cheia de muitas
pessoas.
II. A IDENTIFICAÇÃO DO DESTINATÁRIO
1.
Jesus se apresenta como aquele que conhece profundamente a igreja - v.
18,23
•
Ele não apenas está no meio dos candeeiros (1:16). Ele também anda no meio dos
candeeiros (2:1). Ele conhece as obras da igreja (2:19), as tribulações da
igreja (2:9), bem como, o lugar em que a igreja está (2:13).
•
Seus olhos são como chama de fogo (2:18). Ele vê tudo, conhece tudo e sonda a
todos. Nada escapa ao seu conhecimento. Ele conhece as obras (2:19) e também as
intenções (2:23).
•
Cristo se apresenta assim, porque muitas práticas vis estavam sendo toleradas
secretamente dentro da igreja. Mas ninguém pode esconder-se do olhar penetrante
e onisciente de Jesus. Pedro não pôde apagar da sua memória o olhar penetrante
de Jesus. Ele esquadrinha o coração e os pensamentos. No dia do juízo ele vai
julgar o segredo do coração dos homens.
2.
Jesus se apresenta como aquele que distingue dentro da igreja as pessoas
fiéis e as infiéis - v. 24
•
Numa mesma comunidade havia três grupos: os que eram fiéis (2:24), os que
estavam tolerando o pecado (2:20) e os que estavam vivendo no pecado (2:20-22).
• A igreja está bem,
está em perigo e está mal. E Jesus sabe distinguir uns dos outros. Numa mesma
igreja há gente salva e gente perdida. Há joio e trigo.
3.
Jesus se apresenta como aquele que reconhece e elogia as marcas positivas da
igreja-v.19
a)
A igreja era operosa - Havia trabalho, labor, agenda cheia.
b)
A igreja era marcada por amor - A igreja possuía a maior das virtudes, o
amor. O que faltava em Éfeso havia em Tiatira.
c)
A igreja era marcada por fé - Confiança em Deus.
d)
A igreja era marcada pela perseverança ou paciência triunfadora - A
igreja passava pelas provas com firmeza.
e)
A igreja estava em franco progresso espiritual - As últimas obras da
igreja eram mais numerosas que as primeiras. Essas marcas eram do remanescente
fiel e não da totalidade dos membros.
III. UMA IGREJA RICA EM OBRAS
1.
Antes de Jesus tratar a igreja com juízo, a confronta em misericórdia -
v. 21
•
Deus é paciente. Ele é longânimo. Ele não tem prazer na morte do ímpio. Ele não
quer que nenhum se perca. Ele chama ao arrependimento. Ele dá tempo para que o
pecador se arrependa. Cada dia é um tempo de graça, é uma oportunidade de se
voltar para Deus. As portas da graça estão abertas. Os braços do perdão estão
estendidos. Como fez com Jerusalém, ele faz com aquele os faltosos da igreja:
"Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes quis eu ajuntar os seus filhotes como
a galinha ajunta os seus filhotes e vós não o quisestes" (Mt 23:37).
Doutra feita Jesus disse: "Contudo não quereis vir a mim para terdes
vida" (Jo 5:40).
2.
Antes de Jesus tratar a igreja com juízo, a confronta com a disciplina -
v. 22
•
A disciplina é um ato de amor. Jesus traz o sofrimento. Ele transformou o leito
do adultério em leito do sofrimento. Ele transformou o prazer do pecado em
chicote de disciplina. Ele está usando todos os recursos para levar o faltoso
ao arrependimento.
3.
A falta de arrependimento implica necessariamente na aplicação inexorável do
juízo - v. 19,22,23
•
Jezabel não quis se arrepender. Ela desprezou o tempo da sua oportunidade. Ela
fechou a porta da graça com as suas próprias mãos. Ela calcou aos pés o sangue
purificador de Cristo. Ela zombou da paciência de Cordeiro.
•
Agora ela e seus seguidores são castigados com a doença, com grande tribulação
e com a morte (2:22-23). O salário do pecado é a morte. O pecado é doce ao
paladar, mas amargo no estômago. O pecado é uma fraude, oferece prazer e traz
desgosto. Satanás é um estelionatário, promete vida e paga com a morte.
•
O juízo contra o pecado será final e completo no dia do juízo. Jesus não apenas
tem olhos como de fogo (2:19). Ele não apenas sonda mente e corações (2:23),
mas também tem os pés semelhantes ao bronze polido, prontos a esmagar os seus
inimigos (2:19). No dia do juízo Cristo colocará todos os seus inimigos debaixo
dos seus pés. Naquele dia o Cordeiro estará irado (6:17).
IV. JEZABEL, E AS PROFUNDEZAS DE SATANÁS
1.
Antes de Jesus tratar a igreja com juízo, a confronta em misericórdia -
v. 21
•
Deus é paciente. Ele é longânimo. Ele não tem prazer na morte do ímpio. Ele não
quer que nenhum se perca. Ele chama ao arrependimento. Ele dá tempo para que o
pecador se arrependa. Cada dia é um tempo de graça, é uma oportunidade de se
voltar para Deus. As portas da graça estão abertas. Os braços do perdão estão
estendidos. Como fez com Jerusalém, ele faz com aquele os faltosos da igreja:
"Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes quis eu ajuntar os seus filhotes como
a galinha ajunta os seus filhotes e vós não o quisestes" (Mt 23:37).
Doutra feita Jesus disse: "Contudo não quereis vir a mim para terdes
vida" (Jo 5:40).
2.
Antes de Jesus tratar a igreja com juízo, a confronta com a disciplina -
v. 22
•
A disciplina é um ato de amor. Jesus traz o sofrimento. Ele transformou o leito
do adultério em leito do sofrimento. Ele transformou o prazer do pecado em
chicote de disciplina. Ele está usando todos os recursos para levar o faltoso
ao arrependimento.
3.
A falta de arrependimento implica necessariamente na aplicação inexorável do
juízo - v. 19,22,23
•
Jezabel não quis se arrepender. Ela desprezou o tempo da sua oportunidade. Ela
fechou a porta da graça com as suas próprias mãos. Ela calcou aos pés o sangue
purificador de Cristo. Ela zombou da paciência de Cordeiro.
•
Agora ela e seus seguidores são castigados com a doença, com grande tribulação
e com a morte (2:22-23). O salário do pecado é a morte. O pecado é doce ao
paladar, mas amargo no estômago. O pecado é uma fraude, oferece prazer e traz
desgosto. Satanás é um estelionatário, promete vida e paga com a morte.
•
O juízo contra o pecado será final e completo no dia do juízo. Jesus não apenas
tem olhos como de fogo (2:19). Ele não apenas sonda mente e corações (2:23),
mas também tem os pés semelhantes ao bronze polido, prontos a esmagar os seus
inimigos (2:19). No dia do juízo Cristo colocará todos os seus inimigos debaixo
dos seus pés. Naquele dia o Cordeiro estará irado (6:17).
V. UMA IGREJA
RECOMPENSADA PELA SUA VITÓRIA AO PERMANECER FIEL AO SEU SENHOR ATÉ O FIM - V.
26-29
1.
O vencedor é o que guarda até o fim as obras de Jesus - v. 26
•
Perseverança é a marca dos santos. Aqueles que se desviam e perecem no pecado
são como Judas, filhos da perdição, nunca nasceram de novo.
2.
O vencedor vai julgar os ímpios e reinar com Cristo - v. 26-27
•
A falsa profetisa estava pregando que os crentes que não entrassem nos grêmios
comerciais e não participassem das suas cerimônias pagas perdiam o prestígio e
cometiam um suicídio econômico e estavam fadados à falência.
•
Mas Cristo ensina que não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma.
Aqueles que não vendem a sua consciência e não trocam Deus pelo dinheiro, vão
ser honrados, vão assentar no trono, e vão julgar os ímpios. Os santos julgarão
o mundo (1 Co 6:2). Aqueles que têm dominado suas próprias paixões sobre a
terra terão ascendência sobe outros no céu. No dia do juízo os perversos serão
quebrados como um vaso de barro (SI 2:8-9).
•
Em vez de desprezo, teremos uma posição de honra. Vamos reinar com Cristo.
Aqueles que perdem a vida por amor a Cristo, encontram a verdadeira vida, mas
aqueles que querem ganhar a vida, perdem-na.
3.
O vencedor vai conhecer não as coisas profundas de Satanás, mas as coisas
profundas de Cristo - v. 28
•
Os salvos receberão a estrela da manhã. Não apenas eles receberão corpos
gloriosos que vão brilhar como as estrelas no firmamento, mas também, vão
conhecer a Cristo, a estrela da manhã (Ap 22:16), na sua plenitude. Os salvos
terão parte não apenas na autoridade de Cristo de governador o mundo, mas
também na sua glória. Recusando-se a penetrar nas profundezas de Satanás, eles
sondarão as profundezas de Cristo. Voltando suas costas às trevas do pecado,
eles verão a luz da glória de Deus na face de Cristo. Os que renunciaram o
pecado e as vantagens do mundo, viverão na glória com Cristo em completo e
eterno contentamento.
•
Cristo é a nossa herança, a nossa riqueza, a nossa recompensa. Vê-lo-emos face
a face. Servi-lo-emos eternamente. Ele será nosso prazer e deleite para sempre.
Cristo é melhor que os banquetes do mundo. Só ele satisfaz nossa alma.
CONCLUSÃO
•
"Quem tem ouvidos, ouça o que Espírito diz às igrejas" (v. 29). Esta
carta não foi apenas para Tiatira, é para a nossa igreja. Que Deus nos dê
ouvidos para ouvir o que Deus está nos falando. Amém.
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