Águas de Mara

Moisés e água amarga fica boa

VERSO BÍBLICO PARA MEMORIZAR (JD 3t 11 09):
"Ele os guiará às fontes de água viva” Apocalipse 7:7 NVI

REFERÊNCIAS QUE AJUDAM NO PREPARO DA AULA:
Êxodo 5:22-25; Patriarcas e Profetas, págs. 291-294.
 







OBJETIVOS:
PROFESSORES/PAIS, CONCENTREM-SE EM ENSINAR ESTAS LIÇÕES ESTA SEMANA...
SABER que Deus deseja que eu a tenha água limpa e boa para beber
SENTIR-ME confiante de que Deus cuida de suas necessidades.
RESPONDER agradecendo a Deus a água que De nos dá.
   
MENSAGEM CENTRAL
Agradecemos a Deus a água que Ele nos dá

LIÇÃO BÍBLICA
Uma das maiores necessidades dos israelitas é de água para beber, mas a única água disponível é amarga. Moisés fala com Deus a esse respeito. Deus ouve e manda Moisés
jogar um arbusto dentro da água. Moisés faz o que Deus lhe diz e a água fica boa, não é mais amarga.
As pessoas e os animais bebem tanto quanto desejam.
O povo adora a Deus por haver suprido suas necessidades.  
Enriquecimento:
“Deus prometera ser o seu Deus, tomá-los para Si como um povo, e guiá-los a um terra vasta e boa. ...
 “Muitos consideram os israelitas daquele tempo, e admiram-se de sua incredulidade e murmuração, achando que, se tivessem estado em lugar deles, não teriam sido tão ingratos; mas, quando sua fé é provada, mesmo com pequenas aflições, não manifestam maior fé ou paciência do que fez o antigo Israel.
“Em vista de tudo que Deus tem feito por nós, nossa fé deve ser forte, ativa e duradoura. Em vez de murmurarmos e queixarmo-nos, a expressão de nosso coração deve ser: ‘Bendize, á minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de Seus benefícios.’ Sal. 103:1 e 2.”— Patriarcas e Profetas, de Ellen G. White, CPB, págs. 292-294.
“O nosso Deus tem o Céu e a Tens a sob o Seu comando, e sabe justamente o de que necessitamos. .. Ele está entronizado acima do tumulto da Tensa; todas as coisas estão ao alcance da Sua divina supervisão; e lá da Sua grande e calma eternidade Ele comanda o que em Sua providência vê ser o melhor.” O que você faz quando passa por dificuldades e provações?
Existe alguma coisa na qual Deus não possa ajudar você?
Esta história bíblica hoje enfoca a ADORAÇÃO
Nossas orações devem transbordar de agradecimento Deus por suprir nossas necessidades básicas como alimento e água. Quando Lhe agradecemos essas coisas, estamos verdadeiramente adorando a Ele, pois Lhe damos o crédito que muitas vezes tomamos para nós mesmos. Agradecer a Deus por suprir nossas necessidades faz parte da adoração a Ele.
 Quantos dias os israelitas viajaram no deserto até encontrar água? (Três.)
Onde encontraram água? (Em Mara.) 
Que tipo de água era aquela? (Amarga.)
O que disse Deus para Moisés fazer? (Jogar um arbusto ou pedaço de pau na água.) Então, o que aconteceu com a água? (Se tornou boa.)
Se eu jogar um pedaço de pau na água ela ficará melhor? (Não.)
Quem é o único que pode fazer isso? (Deus.)
Será que Deus ainda Se importa com as necessidades das pessoas?

Verso para memorizar (idéia):
Abrir a bíblia em apocalipse 7:17. Encontramos aqui na palavra de Deus a bíblia, nosso verso para decorar. Ler o verso em voz alta: ELE OS GUIARÁ ÀS FONTES DE ÁGUA VIVA. Então ensinar assim:
"ELE   para o alto
OS aponte para os outros e depois para si mesmo
GUIARÁ indicar determinada direção com mãos uma pouco à frente da outra
ÀS FONTES DE ÁGUA VIVA. " fazer de conta que está bebendo com um copo
APOCALIPSE 7:17 palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro

Cânticos Sugestivos:
Saudação: Boa noite com alegria
Preparo Para Oração:

Cântico Após a Oração: 
“Ouve, á Pai do Céu”
Visitas: “Bom Dia, Amiguinho”
Ofertas: “Minha Ofertinha”

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Você Precisa
• roupas dos tempos bíblicos (para adultos) 
jarra com água salgada
•jarra com água • copinhos
• coluna de nuvem e de fogo
Hoje, todos vão participar da história. [Nome da pessoa] será Moisés e todos vocês serão israelitas. Quando ouvirem a palavra “feliz” ou “felicidade”, quero que deem um sorriso bem grande. Ao ouvirem a palavra “triste” ou “desapontado”, quero que façam uma careta. Quero ainda, que façam tudo o que eu fizer durante a história; para isso, me observem com atenção.
 Os israelitas estavam felizes [sorrir] por perceberem que a grande coluna de nuvem [erguer a coluna de nuvem] os conduzira para fora do Egito até o deserto. [Moisés, com a vara na mão, começa a andar devagar as crianças o acompanham, todos fazendo de conta que estão com muito calor e bebendo água com frequência.] Dentro de pouco tempo, a água que tinham acabou. Todos no acampamento inteiro dos israelitas estavam com muita, muita sede e tristes. A nuvem os conduzira a um lugar chamado Mara. [Moisés conduz o povo à “fonte de água”.] Moisés sabia que havia água em Mara, mas também sabia que o gosto da água era muito mim e o povo certamente não conseguiria beber. Na realidade, a palavra Mara significa “amarga”. Uma coisa amarga tem gosto muito mim mesmo. 
Logo que os israelitas viram a água, eles ficaram felizes [sorrir] e entusiasmados. 
— Água! Água! Temos água logo à frente! — eles gritaram. 
Algumas pessoas correram até a água [dar às crianças copinhos de água salgada para provar], mas assim que provaram dela, sua felicidade [sorrir] se tomou em desapontamento [carranca]. Eles começaram então a queixar-se e a reclamar a Moisés. 
Moisés sabia que Deus não havia abandonado Seu povo. Sabia que Deus satisfaria suas necessidades. Então, Moisés orou a Deus e pediu ajuda [mãos postas]. Deus disse a Moisés que procurasse um arbusto ou um pedaço de pau e o jogasse na água. Moisés fez isso [jogar a vara] e a água ficou boa. 
Mais uma vez, as pessoas correram até a água. [Dar às crianças copinhos de água boa.] Desta vez, todos ficaram felizes [sorrir] e beberam tanto quanto quiseram daquela água gostosa e fresquinha. Deus realizara um milagre para satisfazer as necessidades deles, inclusive a necessidade de água no deserto. Todos agradeceram a Deus por cuidar deles e de suas necessidades. Vamos agradecer a Deus agora a boa água que Ele nos dá. [Juntar as mãos, fechar os olhos e fazer uma oração simples.] 
Analisando 
Dar tempo para respostas. De quê os israelitas precisavam? Por que eles não tinham água? O que eles faziam quando ficavam tristes e desapontados? (Queixavam-se e reclamavam.) O que fizeram os israelitas quando afinal tinham água boa? (Agradeceram a Deus.) Vocês têm água boa para beber? Nós adoramos a Deus quando Lhe agradecemos a água que Ele nos dá. Vocês se lembram de nossa mensagem. Vamos dizê-la juntos: Agradecemos a Deus a água que Ele nos dá Repita comigo.

Veja atividade para professores para aplicar a lição aprendida à própria vida: minhas necessidades
Veja atividade para professores para partilhar a mensagem aprendida com o semelhante: partilhando  o sal

Ore comigo: “‘Querido Jesus, muito obrigado por nos dar água boa e limpa para beber. Nós Te amamos. Amém.


ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
Água Sempre
Levar para a classe dois vasos. Um com uma planta seca e o outro com uma planta viçosa. Mostrar primeiro o vaso com a planta seca.
Analisando
Dar tempo para respostas ao perguntar:
Por que será que essa planta secou? (Por que não foi molhada, não foi bem cuidada etc.) Sim, ela secou porque não recebeu água suficiente.
Agora mostrar a planta viçosa. Perguntar:
Que diferença há entre esta planta e a outra? (Esta está viva, está verde, recebeu água.)
A água é importante para nós? Sim, água é muito importante. Ela nos conserva com saúde.
Para que usamos a água? (Para beber cozinhar, tomar banho, lavar roupa, molhar plantas etc.) Nossa história bíblica de hoje é sobre a maneira extraordinária em que Deus providenciou água para os israelitas quando viajavam no deserto. A mensagem de hoje é:
Agradecemos a Deus a água que Ele nos dá

Fonte:http://portalsementinhakids.com/

Comentários

netedasilva disse…
muito bom. obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral para o Dia das Mães

Dinâmicas para Memorizar versículos

Jesus Transforma a Água em Vinho