BRINCADEIRAS COM A CRIANÇA

1.         
AGORA T~t.1HO QU~
LER A 5(8I.~I4i ~ EU
PECAR TE-NHO QU~

p~CADOk.


 
O PIRULITO BARULHENTO 
Os participantes sentam-se formando um círculo e o professor coloca uma venda nos olhos de um deles. Em seguida, transporta para algum lugar por ele ignorado o pacote de pirulitos, que deverá estar tão bem embrulhado que seja difícil desembrulhá-lo sem fazer barulho. Ao sinal do professor, uma das crianças deixa o seu lugar e se aproxima silenciosamente do pacote. Se conseguir abri-lo sem fazer barulho, tem direito a um pirulito e ganha três pontos. A criança que está de olhos vendados grita “alto!” Toda vez que ouvir algum ruído e aponta a direção onde acredita estar a criança com os pirulitos. Se acertar, o companheiro que tentou desembrulhar o pacote é eliminado, enquanto o que tem os olhos cobertos ganha três pontos. A brincadeira prossegue com a participação de outras crianças.

2. RINDO PRA VALER
Os pequeninos, sentados, formarão duas ou mais filas (se forem muitos) em semicírculo. A professora, à frente, terá nas mãos uma bola. Ela a arremessará para o ar e todos deverão rir à vontade. Entretanto, assim que a bola tocar novamente a mão do professor ou o chão, todos deverão ficar sérios. O jogo se tornará mais vivo se os arremessos forem feitos com rapidez e em direções diferen­tes. Aqueles que derem risada quando a bola tocar a mão do professor ou o chão sairão do jogo ou pagarão uma tarefa.

3. COMPLETANDO AS PALAVRAS
As crianças deverão estar sentadas em seus lugares. O professor prepara a lista de livros da Bíblia e dá início à brincadeira. Ele escreverá somente as letras inicial e última de um determinado livro, pondo entre ambas tantos tracinhos quantos forem às letras intermediarias que faltam. Exemplo: G S . Vence quem atingir maior número de pontos dentro do tempo combinado para o jogo. A criança que não conseguir acertar o nome de livro passa a sua vez para outra.

4. PESCARIA DE VERSICULOS
Confeccione peixes pequeninos e, atrás de cada um, escreva um versículo bíblico. Leve uma varinha com um pedaço de arame dobrado para realizar a “pescaria”. Conforme forem “pescando”, anote os nomes das crianças e os versículos que conseguiram “pegar”. No dia determinado, peça que recitem de cor a passagem bíblica que levaram para casa. Aos que acertaram, entregue estrelinhas de papel. Ao final do mês faça um concurso dos versículos decorados para premiação.

Lembre-se que o local onde os peixes serão enterrados pode ser cheio de areia, de isopor granulado ou farinha colorida com anilina azul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral para o Dia das Mães

Dinâmicas para Memorizar versículos

Jesus Transforma a Água em Vinho