História de Zaqueu


ESBOÇO DA LIÇÃO BÍBLICA

Lição: O grande encontro de Zaqueu

Versículo de memorização: 

Texto Bíblico: Lucas 19.1-10

I.    Introdução
Joãozinho estava ansioso para assisti um desfile que ia passar na rua da sua cidade. Mas, coitado de Joãozinho: quando chegou lá, havia muita gente, e ele era baixinho não podia ver nada. Mas que sorte! Viu uma arvore fácil de subir e, lá de cima, conseguiu ver melhor do que todo mundo. Em nossa historia de hoje, alguém fez igual a Joãozinho. 

II.Andamento dos Acontecimentos
A. Jesus estava de viajem e passava por Jericó.                                                   (v.1).

B. Em Jericó havia um homem chamado Zaqueu que era cobrador impostos, rico e pecador e que queria ver Jesus. Mas ele era pecador porque cobra impostos mais do que devia.                                                                                                        (v.v.2,3).
Frase de Ligação:Mas olha crianças Zaqueu sentiu no seu coração a necessidade de ver Jesus, porque ele era pecador e o pecado nos deixa longe de Deus. Vocês sabem o que é pecado? É mentir, roubar, etc...
Aplicação: No livro de Romanos 3.23 diz “que todos pecaram e carecem de Deus”. O pecado é tudo aquilo que penso, falo e faço que não agrada a Deus.
Frase de ligação: Mesmo Zaqueu sendo um pecador, ele desejou no seu coração ver Jesus.

C.  Zaqueu correu e subiu em uma árvore, pois sabia que Jesus ia passar ali          (v.4)
Essa árvore era uma figueira brava, ela é bem frondosa, fácil de subir e fácil de descer. Também servir como ponto de referência para a cidade.

D. Jesus chegou pertinho da árvore e manda Zaqueu descer depressa.                   (v.5)

E. Zaqueu desceu de pressa e foi falar com Jesus                                               (v.6)
Frase de ligação: Jesus chegou bem pertinho da daquela árvore olhou para cima e chamou Zaqueu pelo nome e ainda manda bonsamente que Zaqueu descesse depressa, pois queria dormir na sua casa. Jesus criança é o Filho perfeito de Deus, Ele conhece tudo e todos.
Aplicação: Olha que lindo! Jesus sabia o nome de Zaqueu sem que ninguém dissesse nada para Ele. Ele também conhece e ama você, pois em João 3.16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira”.
Frase de ligação: Esse amor de Jesus por nós não dá para medir nem pesar. Mas sabe o que Zaqueu fez?

F.      Mas multidão ficou falando como Jesus poderia ir à casa um pecador (v.7)
Frase de ligação: A multidão ficou murmurando como poderia Jesus, um homem santo, entrar na casa de um pecador?
Aplicação: Crianças a multidão não conhecia Zaqueu direito nem tão pouco o amava. Mas Jesus amava Zaqueu assim como ama você e eu. Em I Coríntios 15:3,4 diz que Jesus nasceu, cresceu, morreu foi sepultado, mas ao terceiro dia ressuscitou. Tudo isso para salvar você e eu.
Frase de ligação: Mas olha criança Zaqueu fez algo maravilhoso!

III. Clímax
G.Zaqueu resolve dar metade de seus bens aos pobres e quatro vezes mais de quem ele havia roubado.                                                                                                  (v.8)
Jesus ficou tão feliz com esta atitude de Zaqueu que ele disse. “hoje houve salvação nesta casa”.

IV. Conclusão
Zaqueu mudou de atitude de pecador, e promete a Jesus ser uma pessoa diferente. É Jesus veio mesmo buscar e salvar o perdido. Jesus veio oferecer a todos a Sua amizade sincera. Ele amor Zaqueu e procurou ser Seu amigo. Zaqueu amou Jesus, deixou Jesus fazer diferença em sua vida aceitando a sua amizade.


V. Apelo
Frase de ligação: Olha crianças Jesus também quer salvar você do seu pecado, assim como mudou e perdoou Zaqueu.

        Revisão:
       Lembra crianças Zaqueu era pecador perdido, mas ele arrependeu porque creu que Jesus poderia mudar sua vida.


Versículo de apelo: A Bíblia diz em Atos 16.31 “crê no Senhor Jesus e serás salvo”. Isso significa que se você crer de todo seu coração você pode ser salvo.
   Fechas os olhos:
Agora abaixe sua cabecinha e feche seus olhinhos.

Convite Pessoal:
Se você deseja crer em Deus, e crer em Jesus e recebê-lo como seu salvador olhe para mim, fazendo assim, você dirá que deseja crer no Senhor Jesus.

Separar do grupo:
Você que olhou para mim depois da aula, eu gostaria de falar com você e mostrar como você pode crer no Senhor Jesus e ser salvo do seu pecado.

Visualização














Atividades



Comentários

Unknown disse…
Estou muito feliz em conhecer essa pagina sou missionario voluntario sou membro da PIB de Guarapari-ES, e hj trabalho em Honduras na cidade de Tegucigalpa e na igreja tem algumas crianças cerca de 25 tem a preocupação com eles e em um local provisado trabalho com eles e estarei usando essa historia para motivalos. Que Dios bendiga siempre esse povo de DEUS. LUIZ SOUZA
Unknown disse…
Estou muito feliz em conhecer essa pagina sou missionario voluntario sou membro da PIB de Guarapari-ES, e hj trabalho em Honduras na cidade de Tegucigalpa e na igreja tem algumas crianças cerca de 25 tem a preocupação com eles e em um local provisado trabalho com eles e estarei usando essa historia para motivalos. Que Dios bendiga siempre esse povo de DEUS. LUIZ SOUZA

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral para o Dia das Mães

Dinâmicas para Memorizar versículos

Jesus Transforma a Água em Vinho