Teatro - Um Presente Para Mamãe

OBJETIVO: Mostrar alguns casos do relacionamento entre mãe e filha.

PERSONAGENS:
JOANA (não tem mãe)
MARCOS (não tem dinheiro pra comprar o presente para sua mãe)
CRISTINA (não gosta muito de sua mãe) -
PEDRO (amigo de Joana, também não tem mãe, ambos vivem na rua) [pode ser irmão caçula de Joana]
MÃE DE JOANA E PEDRO (adota Joana como filha)
MÃE DE CRISTINA (se ‘reconcilia’ com a filha)
MÃE DE MARCOS (adora o presente dele)

CENÁRIO: Véspera do Dia das Mães.

CENA 1

Algumas crianças se reúnem na véspera do Dia das Mães:

JOANA: Nossa! Como a festa hoje está linda, como a igreja está cheia hoje, todo mundo comemorando, até parece que é natal!
MARCOS: AH! Joana, é porque amanhã é o dia das mães, se esqueceu?
JOANA: É difícil eu me lembrar, já que não tenho mãe. – diz Joana triste.
CRISTINA: Sorte sua, as mães vivem mandando na gente, não deixa a gente fazer o que queremos.
PEDRO: Sorte nossa não, a Joana e eu vivemos na rua, sem uma casa, sem comida, sem carinho e sem amor, se eu pudesse escolher preferia ter uma mãe que mandasse em mim.
MARCOS: Minha mãe é mandona, as vezes briga comigo, mas sei também que ela me ama muito. Outro dia, cheguei em casa machucado e minha mãe veio logo me socorrer, toda preocupada, já pensou, se eu não tivesse ela! quem cuidaria de mim?
CRISTINA: É Marcos nisso você tem razão. Você já comprou o  presente para sua mãe?
MARCOS: eu...eu.... Bem eu não tenho dinheiro para comprar um presente para minha mãe. – diz Marcos triste
CRISTINA: E como você espera que ela fique contente? Pois eu já estou indo comprar um presente para minha mãe, e vou comprar algo bem chique – e sai toda exibida.
MARCOS: e agora, eu amo tanto a minha mãe, e não queria vê-la infeliz, mas eu não tenho dinheiro, o que faço? – pergunta Marcos para seus amigos Joana e Pedro.
JOANA: Eu acho Marcos que você pode dar o que você tem!
MARCOS: mas eu não tenho nada, nem um centavo! – diz mostrando os bolsos vazios.
JOANA: você disse que ama sua mãe, não foi? Então lhe dê o seu amor, tenho certeza que ela ficará muito feliz.
PEDRO: Concordo com Joana, eu mesmo não ficaria triste de não ganhar um presente, se alguém me desse uma mãe que me amasse, cuidasse de mim, brincasse comigo, e eu pudesse abraçá-la quando estivesse com medo, diria para minha mãe, todos os dias que ela é o meu tesouro, mas infelizmente eu não tenho mãe.
MARCOS: Sabem, vocês me deram uma ótima idéia – diz animado – vou logo dar um jeito de arranjar um presente para minha mãe – e dizendo isso vai saindo, mas lembrando-se dos amigos que não têm mãe se volta e diz – ei por que vocês não arrumam uma mãe?
JOANA E PEDRO: Como?!
MARCOS: É! Vocês nunca ouviram falar de pessoas que adotam filho dos outros? Tentem arrumar uma família para vocês! – e sai de cena.
JOANA: É mesmo Pedro!
PEDRO: Mas será que alguém vai querer ficar com a gente, estamos sujos, nossas roupas estão rasgadas.
JOANA: Tenho certeza que existem muitas pessoas boas neste mundo, e sujeira sai. Vamos tentar Pedro, não temos nada a perder mesmo.
PEDRO: Está certo Joana, vamos tentar você  procura uma mãe daquele lado, e eu  procuro deste outro.
JOANA: Ta legal, Pedro e boa sorte! – sai Joana toda animada.
PEDRO: Boa sorte pra você também Joana. 
NARRAÇÃO: Joana e Pedro ficam nas ruas perguntando para as pessoas se elas querem adota-las, mas na maioria das vezes são ignorados, alguns chegam a empurrá-los porque acham que eles querem roubar, outros olham com olhar de repulsa outros com olhar de piedade, mas ninguém teve coragem de adotar Joana ou Pedro.
Até que chegou a noite, cansados de procurar uma mãe, a tristeza e a decepção eram tantas que as lágrimas rolavam pelo rosto.

CENA 2

JOANA: Puxa, procurei tanto, queria tanto ter uma família, mas ninguém me quis.
PEDRO: É, realmente não existe uma mãe para nós.
NARRAÇÃO: Joana chorava e chorava e nem percebeu que vinha chegando uma mulher triste e que também chorava, ela, vendo os dois,  se aproximou e perguntou:
MÃE DE JOANA E PEDRO: O que foi querida? Você está machucada?
JOANA: oh! Não Senhora, é que estamos tristes, pois já é dia das mães e nós não temos uma mãe para abraçar, somos só nós dois no mundo.
MÃE DE JOANA E PEDRO: É acho que sei como você se sente. Pois eu também estava chorando, este é o primeiro dia das mães que passo sem meu filhinho, que morreu atropelado.
JOANA: Puxa! Sinto muito senhora...é a Senhora chora porque não tem um filho e eu choro porque não tenho uma mãe. Tudo isso é mesmo muito triste.

(As duas permanecem em silêncio até que uma idéia surge, e as duas falam ao mesmo tempo.)

JOANA:
 Você podia ser minha mãe!
MÃE DE JOANA: Você podia ser minha filha!
JOANA: OH! Que legal! Então posso lhe chamar de mamãe?
MÃE DE JOANA: Claro que pode, pois a partir de agora você será minha filha, e como eu quero ser uma boa mãe pra você, vamos logo para casa que vou cuidar de você.
JOANA: isso é tudo que eu sempre quis, e também quero ser boa filha, mãe! e vou começar agora! -  e Joana começa a beijar a mãe.
NARRAÇÃO: Joana e a nova mãe vão para casa felizes, pois uma encontrou felicidade com a outra....... PEDRO não teve a mesma sorte. Procurou muito.... mas não encontrou ninguém, triste e decepcionado deitou-se no banco da praça e ali passou a noite, noite esta fria e de chuva, mas Pedro não se importava com mais nada.

CENA 3

NARRAÇÃO:
 Enquanto isso Cristina entregava seu presente para sua mãe.
CRISTINA: Feliz dia das mães! Espero que você goste, ele foi bem caro, e eu estou com os pés doendo de tanto andar. – diz sentando-se e mal ligando para a mãe.
MÃE DE CRISTINA: Minha filha você não está se precipitando?! O dia das mães é amanhã.
CRISTINA: É...só que amanhã eu vou sair com a galera, por isso estou lhe dando o presente hoje, o que achou?
MÃE DE CRISTINA: O que eu achei?!  Acho que eduquei você mal minha filha, o que eu mais quero no dia das mães é a sua atenção o seu carinho, não um presente caro!! E você ainda me diz que não vai ficar comigo amanhã?!
CRISTINA: Ah mãe! não começa com drama, lá vem a senhora querer me proibir de sair com meus amigos e...
MÃE DE CRISTINA: Não filha, eu não vou te proibir, faça o que estiver no seu coração, saiba apenas que este não é o presente que eu quero ganhar de você, mas eu sei esperar, um dia quando você for mãe como eu, talvez... talvez você entenda o que eu desejo mais que tudo na minha vida.

(a mãe começa a se afastar, mas pára quando a filha lhe chama)

CRISTINA: 
Mãe espera, me perdoa, só não queria dar o braço a torcer, por causa de nossas diferenças e por achar que eu não era tão importante na sua vida. Mas... EU TE AMO MUITO, MÃE!
MÃE DE CRISTINA: Eu também te amo filha e não existe nada mais importante na minha vida do que você! Desculpe-me se eu a fiz sentir que não era amada.

(conversando e rindo abraçadas vão saindo de cena)

NARRAÇÃO: 
QUE bom! Mãe e filha se entenderam.

CENA 4


Já amanheceu e Marcos está ansioso para entregar seu presente.

MARCOS: Venha mamãe, não vale olhar heim! Só quando eu disser que pode.
MÃE DE MARCOS: ah! Meu filho o que você está planejando seu danadinho. – diz dando risada.
MARCOS: Calma que a senhora logo vai ver. – então ele se ajoelha na frente da mãe segurando uma flor e um cartão no formato de coração com um espelho dentro e diz – Pronto, mãe, agora você pode olhar.
MÃE DE MARCOS: Meu filho! O que é isso? - Diz ela sorrindo
MARCOS: Isso é o meu presente mãe, como eu não tenho dinheiro,  e não posso tirar meu coração do peito sem morrer, fiz este coração de papel, para que a senhora cada vez que abri-lo e olhar dentro saberá que sempre estará nele, pois eu a amo muito mãezinha e sempre a amarei.
MÃE DE MARCOS: Oh! Meu filho! Que presente lindo! Você é um filho maravilhoso, estou muito orgulhosa!
MARCOS: Eu sou o menino mais feliz que existe, porque a Senhora é minha mãe.

(Os dois saem de cena rindo, brincando, fazendo cócegas um no outro.)

FIM

TODOS OS DIAS SÃO DIAS DAS MÃES, VIVA TODAS AS MÃES!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral para o Dia das Mães

Dinâmicas para Memorizar versículos

Jesus Transforma a Água em Vinho