Páginas

domingo, 4 de dezembro de 2011

Nascimento de Jesus


Base Bíblica: Lucas 1:26-38

Texto para decorar: 1º João 4:10 “Deus nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados”

Objetivos:

Que a criança compreenda que Deus demonstrou o Seu amor enviando o seu Filho Jesus, e assim cumpria a promessa feita pelos profetas.

Que a criança sinta gratidão por Jesus.

Materiais necessários

Bíblia

Visuais

Copia da atividade para cada criança

1) Quebra-gelo:

Imaginemos que os nossos avós vivem muito longe, mas decidiram passar o natal em casa. Como eles avisariam o dia da chegada? (Permitir respostas, provavelmente eles dirão, carta, telefone, e-mail, mensagem de celular etc)

E de que maneira ficaríamos sabendo por exemplo, eu o Presidente visitará a nossa cidade? (Permitir respostas, provavelmente eles dirão, televisão, carro de som, jornal, radio, internet, etc)

Sim, essas são as maneiras mais comuns de nos comunicar atualmente.

Um dia Deus quis dar um anuncio muito importante. Ele usou um método muito especial. Deus usou anjos para anunciar um evento MARAVILHOSO. Você sabem que evento era esse? (Permitir respostas) Sim!! O Nascimento do nosso Senhor Jesus!

Sabem o que os anjos falaram?

- Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor! Lucas 2:10-11

(professor, coloque uma cadeira na frente) Agora um a um vai ficar de pé nesta cadeira e dar o anuncio do Nascimento de Jesus com as suas palavras e com muita alegria!

2) Hora da Palavra

(A professora deve narrar a história, e não ler)

Figura 1 lado a (Veja como dobra o visual no desenho do modelo)

Um dia Maria estava trabalhando na sua casa. Havia muita coisa para fazer! Tinha que limpar o chão, tirar o pó das móveis, lavar roupa, fazer a comida…Quantos afazeres! Mas Maria não se importava de trabalhar! Ela cantava louvores enquanto trabalhava. Ela era jovem e amava muito a Deus e gostava de ajudar a sua família porque sabia que isso agradava a Deus.

Ela também esperava a promessa de Deus, o nascimento do Messias! Maria cria que Deus cumpriria a sua Palavra mas não sabia quando isso aconteceria.

Figura 2 lado b (Veja como dobra o visual no desenho do modelo)

De repente, Maria percebeu que não estava mais sozinha! Havia diante dela uma pessoa estranha, vestida de branco, brilhava como uma luz! Era um anjo! Ele se chamava Gabriel. Deus o enviara com um anuncio muito especial!

-Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.

Maria sabia que esse não era um cumprimento comum! Não entendia porque o anjo a saudava dessa maneira. Ela estava muito assustada!

- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.

-Mas é impossível! Como acontecerá isso se eu não sou casada? –perguntou Maria assustada.

-Para Deus não há nada impossível!  -respondeu o anjo.

Maria respondeu prontamente:

- Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!

E o anjo foi embora.

Mostrar novamente a Figura 1 lado a

Com muita alegria Maria e José continuaram com os seus planos do casamento. Agora Maria tinha outro motivo para cantar enquanto trabalhava. Ela se sentia muito feliz por poder servir ao Senhor e por ser escolhida por Ele.

-Obrigada por cumprir as tuas promessas Senhor!

3) Aplicação. Conte a história: A PROMESSA DE PAPAI!

Alguma vez alguém fez uma promessa para vocês? Por exemplo de lhes dar um lindo presente, ou passear? (Permitir respostas) Quando uma pessoa promete algo dizemos que é uma PROMESSA. É importante que saibamos o que significa promessa para que entendamos que o nascimento de Jesus era o cumprimento de uma promessa feita por Deus há muito tempo atrás.  Então para entender melhor o que é uma promessa vou contar uma historinha. Um dia a mamãe viu o balanço e disse para Guilherme.

- Sinto muito meu filho, mas essa corda do balanço esta deteriorada, loginho ela vai arrebentar e você vai cai e se machucar. Vamos esperar seu pai chegar do trabalho e dar um jeito nesse balanço.

Figura 2 A

Guilherme gostava muito de brincar no balanço que o vovô fizera com um pneu e uma corda para ele na árvore do quintal. Ele passava horas balançando e imaginando ser um pássaro ou um avião!

Ficou a tarde aguardando o pai. Quando o pai chegou o levou para o jardim
para mostrar o problema do balanço. O pai olhou para a corda e disse:
-Sua mãe está certa, é um perigo. Não use mais até que eu possa consertar.
Mas não hoje. Eu acho que não terei tempo até o fim de semana. Mas eu prometo que quando tiver um momento eu vou arrumar.

Figura 2 B

Guilherme esperou pacientemente o dia todo. Ele esperou mais um dia também. No terceiro dia, quando meu pai chegou e era escuro e não podia fazer nada. O dia seguinte o
papai chegou do trabalho com um amigo para jantar. Guilherme viu que eles estavam muito
ocupados conversando e foi sozinho ao jardim. Ele olhou para o balanço triste. Será que o pai lembrava da sua promessa?
No fim de semana o pai teve que ir em uma viagem para outra cidade e não retornaria até
a segunda-feira.

“Mas, papai”, disse ele, você me prometeu que ia arrumar o balanço.

O pai deu-lhe um beijo e disse:
“Não se preocupe, meu filho”. Prometi-lhe que iria arrumar o balanço e o farei!
Só que você tem que esperar quando eu possa fazê-lo.
Na segunda-feira, quando o pai chegou, ele e trouxe com ele pacote grande.
Papai chamou Guilherme.
– Você me ajuda, meu filho? Ele perguntou. Vamos consertar o balanço.
Quando o pai abriu o pacote viu que havia uma corrente, longa e forte.
“Vamos concertar o balanço com uma corrente”, disse o pai. Nunca vai quebrar e você pode brincar tranquilamente até que seja um homem como eu.
Guilherme riu pensando como seria ver o seu pai brincando no balanço.

Quando o seu pai terminou, Guilherme subiu no balanço e subiu mais alto do que nunca! Depois desceu e abraçou ao seu pai e disse:

- Obrigado, papai!  Obrigado por fazer o que prometeu!
O pai abraçou-o e disse.
– Eu te amo, meu filho, e por isso gosto de cumprir as minhas promessas.

Pergunte:

Qual foi a promessa que o pai fez para Guilherme?

Por que Guilherme achou que o pai não cumpriria a sua promessa?

Por que disse o pai que gostava de cumprir promessas?

Esta história nos ajuda entender por que a promessa que Deus havia feito era
tão importante para as pessoas. Porque ele tinha se passado um longo tempo e alguns pensavam que Deus tinha se esquecido das suas pormessas. Mas Deus nos ama muito e o nascimento de Jesus é a maior prova do seu amor e fidelidade….

4) Conclusão

Quando alguém nos dá um presente dizemos: “Muito obrigado!”

O presente que Deus nos deu é o nascimento de Jesus, vamos orar e agradecer o precioso presente que nos deu “JESUS”

Obrigado, Papai do céu, porque nos amou tanto que enviou seu Filho Jesus ao mundo. Obrigado porque o Senhor cumpre as suas promessas. Amen.

5) Atividade:

Entregue uma folhinha com a a tividade para cada criança, peça para colorirem e usar para contar a história que aprenderam para a família.
















Nenhum comentário: