PLANEJAMENTO PARA O LÍDER

Quando viajamos, a primeira decisão que precisamos tomar é determi­nar o lugar para onde queremos ir. A resposta trará outras questões como: qual o melhor meio de chegar lá? Será de carro, trem, ônibus ou avião? Quanto vai custar esta viagem? O que devemos incluir nas malas? Todas estas perguntas fazem parte do PLANEJAMENTO para a viagem.
Agora vamos verificar que algo parecido ocorre com o nosso trabalho para Deus através da igreja e da denominação. É muito importante pla­nejar bem tudo o que fazemos. Ha um antigo provérbio que diz assim:
"Não há vento favorável para quem não sabe para onde vai". Quem não planeja suas ações fica "ao sabor das ondas", de um lado para o outro, por não saber aonde quer chegar.
Jesus disse em Lucas 14.28 que qualquer pessoa, querendo cons­truir, vai primeiro sentar-se e planejar, isto e, fará as contas para saber se tem condições de levar a obra até o fim. Os autores do livro Adminis­tração do Tempo escreveram um capítulo com o seguinte título: "Quando você deixa de planejar, esta planejando o fracasso". Alguém disse que planejar significa responder as seguintes perguntas:

· O que fazer?
· Para que fazer?
· Com o que fazer?
· Como fazer?
· Quem vai fazer?
· Onde fazer?
· Quando fazer?

1.1 Vantagens do Planejamento
Queremos alistar alguns benefícios que o planejamento traz para o nos só trabalho:
Planejar nos dá um senso de orientação, nossas atividades são coordenadas, dirigidas para o fim desejado.
A improvisação pode ser necessária em algumas situações, mas se temos planejamento, improvisar será exceção e nunca a regra.
O líder que planeja é mais feliz e menos ansioso, tem segurança naquilo que esta fazendo.
O planejamento ajuda muito no treinamento de líderes auxiliares e facilita as transições na direção do trabalho.
Quando planejamos nossas ações, será mais fácil manter o contro­le das atividades, fazendo os ajustes necessários.
f) Quem planeja possui objetivos e metas bem definidas, sabe onde quer chegar.
g) Otimizar (aproveitar da melhor maneira) os recursos humanos e materiais que temos é outra vantagem do planejamento.
Qualidades do Planejamento
Para fazer o nosso planejamento é preciso observar as característi­cas que o tornarão eficiente. A seguir teremos uma lista algumas destas qualidades que passamos a citar.
a) Objetividade: não devemos realizar atividades simplesmente por fazer, é necessário que haja objetivos bem definidos em tudo aqui­lo que fazemos.
b) Oportunidade: é importante questionar se aquele é o momento certo para' determinada ação. Boas idéias são desperdiçadas quando utilizadas no tempo impróprio.
c) Viabilidade: o planejamento pode ser lindo, mas se e utópico, fora da realidade, causara apenas frustração. Precisamos planejar algo que possa ser cumprido pelo grupo sob nossa liderança.
d) Flexibilidade: todo plano deve possuir uma margem para ajustes e adaptações. Se for uma lei de "medos e persas", imutável, não Dara certo.

2. ETAPAS DO PLANEJAMENTO
Ao elaborarmos nosso planejamento vamos observar algumas etapas que naturalmente se sucedem e se complementam.
1. Estabelecer Objetivos: os objetivos referem-se ao que dese­jamos a1cançar em termos de futuro. No caso da viagem que usei como ilustração, o objetivo é o lugar onde queremos che­gar. Para sermos bastante realistas ao estabelecer os objetivos, não devemos seguir apenas “o que esta em nossa cabeça", pre­cisamos utilizar algum referencial. Para tanto, quero sugerir três perguntas a serem feitas antes de escrever os objetivos para o grupo que dirige:
1.1) Qual a natureza do grupo? Ele existe basicamente com que fina­lidade? Quem lidera uma organização missionária ou uma classe de es­tudo bíblico, por exemplo, precisa levar em conta ao fazer os objetivos, que a natureza básica do seu grupo e missões, no caso da organização missionária, ou estudo bíblico, no caso da classe.
1.2) Quais são as características do grupo? Quem e como são as pes­soas que fazem parte dele? O objetivo que pode ser atingido por um grupo nem sempre o será por outro. Precisamos conhecer as pessoas para propor objetivos dentro de sua realidade.
1.3) Quais são as necessidades mais urgentes? De que meus lide­rados mais carecem no momento? As necessidades correspondem a distancia entre o que existe e aquilo que esperamos a1cançar. Os ob­jetivos devem ser construídos em cima dessas necessidades. Por exemplo: se a maioria dos componentes da EBD não esta contribuin­do para o crescimento da mesma, então ai identificamos uma necessidade do grupo, algo que precisa ser modificado. Neste caso, um bom objetivo seria estabelecer que num período de três meses 80% dos alunos demonstrarão amor pela EBD através do café da manha. O objetivo precisa estar relacionado ao propósito educacional da organização que pro­movera a atividade.
Questionário

Aluno:_______________________________________________________
Classe que leciona:______________________________________________



1. Assinale com um X a resposta certa. Qual a natureza principal da organização que lidera?
o Estudo bíblico.
o Educação missionária.
o Evangelismo e discipulado.
o Capacitação de Iíderes.
o Fortalecimento do relacionamento familiar.
o Educação musical.

2. Como são as pessoas que fazem parte dessa organização? Ou seja, quais são as características do grupo?


3. Pense em uma necessidade da organização que lidera e escreva na linha abaixo.


4. Agora, pense no que pode fazer para atender essa necessidade e preen­cha as questões abaixo.

O que fazer?


Para que fazer?


5. Junte essas respostas e você terá o seu objetivo. Escreva-o nas linhas abaixo

Comentários

Aline Torres disse…
Seu blog é uma benção! E já estou seguindo.

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