Lição 8: O perigo do Ardil Gibeonita

Habiittando com os Cananeus, Hetteus,, Amorreus,, Ferezeus, Heveus e Jebuseus Jz 3

v.3-4: “Cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam as montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom até à entrada de Hamate. Estes ficaram para, por eles, o SENHOR pôr Israel à prova, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que havia ordenado a seus pais por intermédio de Moisés”.
Habitando no meio da maldição
v.5ª: “Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus,”
Povo amaldiçoado.
“Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo” (Gn 9.24-26).
Habitando no meio do terror
v.5b: “dos heteus,”
Hete significa "terror" (tx)
Habitando no meio da murmuração
v.5c: “e amorreus,”
Amorreu = "aquele que fala"
“Murmurastes nas vossas tendas e dissestes: Tem o SENHOR contra nós ódio; por isso, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e destruir-nos” (Dt 1.27).
Habitando no meio da contenda
v.5d: “e ferezeus,”
“Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra” (Gn13.7).
Habitando no meio da humilhação
v.5e: “e heveus,”
“Ora, Diná, filha que Lia dera à luz a Jacó, saiu para ver as filhas da terra. Viua Siquém, filho do heveu Hamor, que era príncipe daquela terra, e, tomando-a, a possuiu e assim a humilhou” (Gn 34.1-2).
Mas devemos tomar posse na terra que habitamos v.5f: “e jebuseus,”
“Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebrom; e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR. Ungiram Davi rei sobre Israel, segundo a palavra do SENHOR por intermédio de Samuel. Partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus, porque ali estavam os jebuseus que habitavam naquela terra. Disseram os moradores de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e comandante. Então, Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro e foi feito chefe. Assim, habitou Davi na fortaleza, pelo que se chamou a Cidade de Davi” (1Cr 11.3-7).
Se contaminando pela sensualidade
v.6: “Tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses”.
Abandonando Deus pelos seus ídolos
v.7: “Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o SENHOR e se esqueceram do SENHOR, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo”.
De servos de Deus ...
v.8a: “Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia”;
... a servos da escuridão
v.8b: “E os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos”.
Cusã = “Escuridão”
Risataim = “Perversidade dupla”
O caminho é o arrependimento
vv.9a: “Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel,”
Deus traz a libertação
v.9b: “e o SENHOR lhes suscitou libertador, que os libertou:” “Leão de Deus”
v.9c: “Otniel, filho de Quenaz, que era irmão de Calebe e mais novo do que ele.”
Deus quer derramar sua unção ao que estava perdido
v.10a: “Veio sobre ele o Espírito do SENHOR,”
Deus vai à peleja para dar a vitória a seu povo
v.10b: “e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o SENHOR lhe entregou nas mãos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral para o Dia das Mães

Dinâmicas para Memorizar versículos

Jesus Transforma a Água em Vinho