Apoio ao Professores da EBD

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O pastor e a ovelha

O O encontro que produz alegria

A ovelha perdida retorna aos braços do pastor

Crianças, pré-adolescentes, jovens e adultos, todos gostam de louvar ao Senhor!
Crianças mais ainda se os cânticos forem ilustrados. Já pensou em fazer isto numa dramatização?Veja a sugestão abaixo.
Vários são os momentos ideais para essa programação: no apelo para conversão, no culto para afastados, na Páscoa, ou mesmo num encerramento de lição para fixação do assunto estudado.

Confecção dos visuais
Reproduza no tamanho desejado (de preferência ao tamanho dos alunos). Use fotocópia colorida ou, se quiser economizar, reproduza em preto e branco e pinte. Para reforçar as figuras cole-as em papelão. A figura do pastor poderá ser ampliada no tamanho de uma criança. Em seguida coloque um suporte para que ela possa ser deslocada a medida que 0 pastor vai buscar a ovelha perdida. As ovelhas devem ser coladas de forma que a estrofe fique de um lado e o refrão do outro. Cole uma haste entre uma e outra para manuseá-las melhor. As mascaras de ovelhinhas deverão ser colocadas nas demais crianças do grupo. Atrás do grupo duas crianças seguram um cartaz ilustrando João 10.11.

Hino 156 da Harpa Crista
Ministre oralmente a mensagem estrofe por estrofe. Explique os vocábulos mais difíceis tais como: redil, vil, chagas, ...com amor pensou,restaurou-me etc.
Após a explanação do hino, faça perguntas e incentive-os a explicarem o que entenderam. Somente com a compreensão total da mensagem da letra, todos poderão cantá-lo e encená-lo com sentimento e força espiritual.
Ensaie a hino com acompanhamento e de músicos. Lembre-sede pedir para tocarem baixo para que as vozes sobressaiam.
Depois desses dois itens cumpridos passe ao ensaio:
Disponha todos como num coral. Na extremidade esquerda, um dos cantores, na terceira fila, representará o pastor (figura já ampliada e montada). Do lado esquerdo também, as três ovelhinhas felizes. Estas estarão erguidas acima dos ombros dos componentes.
No decorrer do hino, somente no momento do refrão, as três deverão ser viradas com esse escrito para a igreja.
A quarta ovelhinha, espantada e sentada, devera estar longe do pastor no início do hino. Ficara isolada e segura pela haste na extremidade oposta ao pastor, ao lado direito do coral.
Durante a primeira estrofe, que será entoada em andamento lento por um solista, somente a figura do pastor devera caminhar entre o coral, da esquerda para a direita indo ao encontro da ovelha sentada na outra extremidade. A ovelhinha será erguida de modo a parecer que a pastor a segura, apresentando a lado do refrão: E assim, retoma para a local onde as outras três estão com o lado do refrão apresentado. Na extremidade esquerda, todas as demais três estrofes deverão ser cantadas, com a ovelhinha que foi buscada, sempre nas mãos do pastor.
Durante o hino, as figuras deverão ter um movimento alternado de sobe e desce discreto, de acordo com a estrofe que esta sendo cantada para dar mais vida à encenação. O refrão somente devera ser virado para a igreja no exato momenta em que estiver sendo cantado.
Rosélia Mendonça e presidente da Seara miúda
(Eventos evangelísticos para crianças)


Nenhum comentário: