FESTA DO AMBIENTE

Ideias para a tua festa:
Como sabes, é muito importante preservar o meio em que vivemos e, para que isso seja possível, é fundamental que todos colaborem.Se te consideras um verdadeiro defensor do meio ambiente e tens vontade de motivar os teus amigos para esta causa, temos a sugestão ideal para ti! Preparar a festa Para realizar a actividade que te propomos, precisas de:

convites ;

  • um espaço grande exterior ou interior;
  • cinco caixotes de papelão ou de madeira;
  • duas folhas de papel colorido (uma azul e uma amarela);
  • marcadores;
  • lenços brancos (um para cada convidado);
  • tintas para tecidos;
  • embalagens variadas em número igual (jornais/revistas, garrafas de plástico e latas).

    Nesta festa, vais propor aos teus amigos um jogo de equipas que os vai motivar para a reciclagem de embalagens, uma acção essencial para a preservação do meio ambiente!Antes de receberes os teus amigos, há algumas tarefas que terás de realizar:
    Pede aos teus pais que guardem diferentes materiais utilizados que eles pretendam deitar fora: jornais e revistas; embalagens de plástico; latas.
    Coloca o mesmo número de materiais misturados em três caixotes (por ex., 3 jornais, 4 latas, 5 garrafas de plástico).
    Cola em cada um desses caixotes um dos seguintes elementos (que servirão de emblema às equipas): uma árvore, uma gota de água, um arco-íris (poderás inventar mais símbolos de acordo com o número de convidados).
    De acordo com o número de convidados, pinta em cada um dos lenços brancos os mesmos elementos (uma árvore, uma gota de água, um arco-íris).
    Desenha nas folhas de papel colorido os seguintes objectos: na azul uma um jornal, na amarela um saco e uma lata.
    Cola cada uma das folhas nos caixotes que sobram.
    No espaço que escolheres para realizar a actividade, coloca, de um lado, os caixotes com os materiais para cada uma das equipas e, do lado oposto, os caixotes específicos para cada tipo de material.

    Quando todos estiverem presentes, explica o objectivo do jogo: um a um, cada convidado deverá tirar à sorte um dos lenços para se formarem as equipas.Depois, os membros das equipas colocarão os lenços ao pescoço e dirigir-se-ão para a frente do respectivo caixote.Um a um, cada membro deverá pegar num dos objectos do seu caixote e colocá-lo no contentor correcto o mais rapidamente possível: no caixote amarelo, colocarão o plástico e o metal e no azul o papel. (Apesar de na realidade existir também um contentor verde para o vidro, neste jogo não se utilizarão objectos desse tipo para não correr riscos.)Quando regressar ao local onde se encontra o caixote da sua equipa, outro membro fará o mesmo e assim sucessivamente até terem orientado a reciclagem de todos os materiais. Ganha a equipa que colocar no local certo todos os materiais em menos tempo.Depois de concretizada a vossa tarefa, deliciem-se com um saboroso lanche.No final, cada um dos convidados levará o lenço com o símbolo da sua equipa como recordação. E tu poderás ajudar os teus pais a depositar nos verdadeiros contentores todas as embalagens seleccionadas por ti e pelos teus amigos. Assim, contribuirás efectivamente para a preservação do meio ambiente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral para o Dia das Mães

Dinâmicas para Memorizar versículos

Jesus Transforma a Água em Vinho