Dicas Pro Adolescentes



O adolescente precisa ser envolvido com obras missionarias e sociais da igreja. Promova evangelsimo, mas que os folhetos eles mesmo confeccione, escolha o tema da mensagem pro evangelismo. Treine-os com a palavra da verdade. Ensinos a ver um Deus correto sem falhas e sem mentiras, pois o mundo em que eles vivem é cruel, eles estão cerdados dementiras, corrupção, traição, drogas e sexo explicitos. Eles tem conciencia do pecado, o que falta é um mestre que maneja bem a palavra da verdade, e nada na vida o envergonhe.


Leve-os a realidades dos fatos, promova debates, nos debates escolha o tema entre eles, levante pelo menos cinco pontos negativos e positivos. O adolecenste conh mais o lado obscura da vida do que o lado com paz e confiança, e Jesus tem tudo isso para vida deles.


Adolescente são amigos carentes de atenção e explicação. Seu coração ainda possui um lado que procura um ser Salvador, que solucionar todos seus problemas e responder todas as suas questões pessoais e socias.

Procure saber qual tipo de musica (cantor, ritmo), moda (estilo de roupas), livro, linguagem (girias), amigos, onde moram, o que gostam de fazer, o que não gostam de fazer, entre nommundo dos adolescente e verá que eles não são bichos de sete cabeças e sim almas desejosaa e sedentas pro Salvação. Separe um momento de sua aula e entroduza o mundo deles com o auxilio da palavra de Deus, no periodo da ministração. Seus alunos irão ver que vocês os conhece bem, e lhe darão um voto de credibilidade.

Seja exemplo, aos seus liderados.



Lição 09 - As regras do jogo

Texto bíblico:
Josué 1.7-9

Querido professor, durante este trimestre estamos falando ao adolescente sobre como ser participante da equipe de Cristo. Ajude seu aluno entender o ensino ministrado, a fim aplicá-lo no dia-a-dia.

Introdução
Enfatize o ensino das “cinco regras do jogo da vida” que são normas encontradas na Palavra de Deus, as quais são fundamentais para o adolescente ser um bom atleta de Cristo. Dentre elas: o amor a Deus sobre todas as coisas, o amor ao próximo, a humildade, a santificação e a dependência do Espírito Santo.

Amor a Deus
O amor a Deus é o primeiro e grande mandamento, e o resumo de todo os mandamentos da lei do Antigo Testamento. Nosso amor por Deus deve ser sincero, não só por palavra. O amor a Deus se aplica fazer tudo conforme sua lei, sua vontade e está em comunhão com Ele constantemente (Js 1.7-9).

Amar ao próximo
O escritor Ciro Sanches Zibordi ao abordar em Adolescente S/A sobre o verdadeiro amor, mostra que sem a prática do amor nada tem valor.
Alguém pode dizer: “Eu amo a Deus te todo o meu coração”. Contudo se não amar o próximo seu discurso será vazio. (...) amor a Deus se resumi em amar as pessoas, segundo o que Paulo escreveu em 1 Coríntios 13.

Humildade
O maior exemplo de humildade foi o de Cristo. Humilhado por sua própria vontade, desceu da glória que possuía junto ao Pai desde antes da fundação do mundo, tomando a forma de servo (Fp 2.5-7). Cristo não somente assumiu a semelhança e estilo ou forma de homem, mas um estado de humildade (...) . Toda a sua vida foi de trabalho e sofrimento, mas o passo mas humilde foi morrer a morte de cruz.
O exemplo de humildade não consiste na aparência pessoal, mas sim num coração repleto do amor de Cristo e obediência a sua Palavra.

Santificação
É muito difícil para as pessoas do mundo entenderem o que os servos de Deus querem dizer quando pregam a santidade. Pensam que o título santo aplica-se exclusivamente àqueles que morreram e, depois, foram canonizados pelo papa por terem feito milagres, supostamente.
A santificação com base nas Escrituras (...) é a condição para você ver a Deus, tanto nessa vida quanto no futuro (Hb 12.14; 1Jo 3.1-3).
O que é santificação? Significa afastar-se das coisas que não agradam ao Pai (1Ts 4.3-7).
Envolve (...) espírito, alma e corpo (1Ts 5.23), e possui dois lados: o divino e o humano. O primeiro é Cristo quem faz (Tt 3.5), o segundo cabe a você fazê-lo (Hb 12.14).

Dependência do Espírito Santo
A Bíblia apresenta várias pessoas que viviam na dependência do Espírito Santo. O jovem José é um grande exemplo para nós. Deus lhe revelou muitos mistérios, pois era humilde e temente ao Senhor. E Faraó (...) reconheceu que o Espírito Santo estava na vida dele. (Gn 41.38).
Muitos outros homens de Deus também eram cheios do Espírito Santo, entre eles: Moisés, Sansão, Miquéias, João Batista e principalmente Jesus, exemplo em tudo (Jo 13.15), vivia cheio do Espírito Santo.
Como você pôde ver, todas essas pessoas foram vitoriosas em tudo. O que você está esperando? Busque o Espírito Santo!

Conclusão
Professor, use sua criatividade e explique aos alunos que não é perda de tempo fazer parte dessa Equipe. As normas acima ajudarão no exercício da vida cristã e praticando-as serão verdadeiros atletas de Cristo.




Dicas: Eles possui uma porção de criança, então não deixa sua aula torna monotona, visializa na medida do possivel, com figuras que correalcione ao tema da aula, a visualização torna o a prenzado mais eficaz e deixa no aluno um gostinho de quero mais.


Cantico é fundamental nessa faze, procure canticos atuais, mas com mensagens de salvação. Esse tema "Salvação" nunca poderá sair do rol das aulas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral para o Dia das Mães

Dinâmicas para Memorizar versículos

Jesus Transforma a Água em Vinho